Pesquisar neste blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Maria visita Isabel (Lc 1,39-47) (12/12/09)

Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

        Para um incrédulo, a criança se mexeu dentro de Isabel, por estrita coincidência apenas.  Deixe-o continuar a pensar assim. Porque para nós cristãos, Deus é verdadeiro também quando se revela: o ensinamento que vem de Deus é "uma doutrina de verdade". Quando enviou seu Filho ao mundo "para dar testemunho da Verdade": "Nós sabemos que veio o Filho de Deus e nos deu a inteligência para conhecermos o Verdadeiro" Deus.

        Estamos no advento e a mensagem do Evangelho de hoje nos aponta para a vinda do Filho de Deus ao mundo para nos salvar. É O Verbo que se fez carne para salvar-nos, reconciliando-nos com Deus: "Foi Ele que nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados". "O Pai enviou seu Filho como o Salvador do mundo". E  "Este apareceu para tirar os pecados", ou seja, é o Cordeiro de Deus que veio a nós para tirar os pecados do mundo como o disse João Batista.

        Deus Pai "bolou" este Plano de salvação, porque a  natureza humana estava falida por causa do egoísmo. A natureza humana estava doente, e por isso precisava ser curada; estava decaída e precisava  ser reerguida; estava  morta, e precisava ser ressuscitada. A humanidade havia perdido a posse do bem, e era preciso restituí-la. Estavam enclausurados nas trevas, por isso era preciso alguém que  trouxesse a luz; estavam cativos das tentações de satanás, e então esperavam um salvador; estando  prisioneiros, gritavam por socorro; estando escravos , choravam  por um libertador.

        Portanto, irmãos, Essas razões eram de tal importância que comoveram a Deus a ponto de fazê-lo descer até nossa natureza humana não só para visitá-la, mas para assumi-la para então sentir o que nós sentimos, uma vez que a humanidade se encontrava em um estado tão miserável e tão infeliz.

        Hoje também a natureza humana está decaída pelo pecado, pelas ondas do mal que sacodem a sociedade como uma grande enxurrada que nos arrasta para longe do caminho da casa do Pai. Por isso, nós, cristãos conscientes e atuantes precisamos conscientizar os nossos irmãos, que na Festa de Natal, na qual comemoramos o aniversário de Jesus Cristo, Ele vem nos dar a mão para que  nos levantemos dessa natureza decaída e nos engajemos no grupo dos escolhidos para fortificar o trabalho  missionário da Igreja.

        Por isso vamos relembrar, comemorar o fato de, O Verbo ter- se feito carne para que, assim, conhecêssemos o amor de Deus: E nisto manifestou-se o amor de Deus por nós. Caríssimos.  Deus enviou seu Filho Único ao mundo para que vivamos por Ele, para Ele, e com o próximo. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu seu Filho Único, a fim de que todo o que crer nele não pereça, mas sim, tenha um dia a Vida Eterna.

        Que a festa de Natal que se aproxima não seja apenas uma festa de comilanças e de bebedeiras, mais de reflexão sobre o mistério da Fé que não pode ser compreendido pela nossa inteligência, mas sim pelos olhos da própria fé, o mistério que se realizou pela bondade e vontade de Deus Pai, o qual assumiu a natureza humana, nos entregado  Seu próprio Filho, que nos deixou tudo o que precisamos para nos salvar.(Sua palavra, o sacerdote com a absolvição, a hóstia como alimento da alma, Igreja, etc).  Resta de nós uma atitude de resposta condizente com este ato de amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Sal.

HOMILIA  DOMINICAL

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Um comentário: