Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nascimento de João (Lc 1,67-79) (24/12/09)

                O pai de João que estava mudo até agora, recupera a fala assim que o nome designado pelo anjo é confirmado. As pessoas se en­chem de temor - não de terror, mas de reverência em face dos atos maravilhosos de Deus. Não ficam simplesmente chocadas, mas mostram sua percepção de um significado mais profundo nos acontecimentos.

        O salmo de Zacarias (o Benedictus), como o de Maria, organiza citações e temas hebraicos tradicio­nais em um hino de louvor. Seu hino é descrito como "profecia" sob a inspiração do Espírito Santo. Neste sentido bíblico fundamental, profecia não sig­nifica primordialmente um presságio do futuro como no linguajar moderno, mas uma proclamação divina­mente iluminada dos acontecimentos. No nascimento de seu filho, Zacarias vê a lembrança divina das promessas da Aliança a David e a salvação definitiva para todo o povo. Na primeira parte do salmo, a salvação esperada soa aproximadamente como a derrocada de inimigos nacionais, um conceito de Messias que importunaria Jesus durante o seu ministério.

        E Zacarias, pai de João, ao recuperar a sua fala, ficou cheio do Espírito Santo e começou a profetizar, dizendo: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, porque visitou e resgatou o seu povo...

        Prezados irmãos. Nós também precisamos seguir o exemplo de Zacarias. Porque do que adianta toda a nossa espiritualidade, se a guardamos somente para nós?  Se não dermos frutos, não prestamos para nada. E fruto significa fazer o que Zacarias fez e que está sendo mostrado no evangelho de hoje. Ele está profetizando, está anunciando a boa nova mesmo antes dela chegar. É bom ser um católico praticante, um católico orante, freqüente nas missas, caridoso, mais eu seria um católico incompleto se eu não desse bons frutos. Se eu não evangelizasse, se eu não anunciasse o reino de Deus pela palavra e pelo exemplo, com o fez Zacarias e João Batista. Quando Jesus mandou destruir aquela  figueira que não dava frutos, estava se referindo aos cristãos que acolhem a palavra e a pessoa de cristo somente para si, sem se empenhar em passar tudo isso para os demais cristãos. Já dizia Paulo. Ai de mim se eu não evangelizar. Porque estaria sendo um cristão egoísta, segurando a graça de Deus somente para mim.  Precisamos levar a mensagem de cristo para outros irmãos, por que ninguém se salva sozinho. E para fazer isso, podemos lançar mãos de vários expedientes, sendo os principais, aqueles que fazem parte das pastorais da nossa paróquia. É só nos apresentar e mostrar a nossa boa vontade de cristão que quer ser atuante para a glória de Deus e para a salvação dos irmãos.

 

Sal

VISITE  TAMBÉM OS MEUS  BLOGS  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário