Pesquisar neste blog

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A voz que todos nós precisamos ouvir (Jo 1,19-28) (02/01/10)

         O evangelho destaca hoje João Batista, a voz clama no deserto, chamando o povo para se preparar para chegada do Messias. João, que era filho de um sacerdote do templo, rompe com a tradição, e escolhe o deserto para anunciar o batismo da conversão para que a justiça fosse praticada. Os sacrifícios feitos no Templo não tiravam os pecados do mundo, mas levavam à prática da misericórdia e justiça.  João veio endireitar os caminhos que foram desfigurados pelos sacerdotes e fariseus do Templo, e esse caminho preparado por João Batista, era o caminho pelo qual Jesus se identificará.

         João Batista era visto pelos chefes religiosos como ameaça aos seus privilégios. E por isso mandam sacerdotes e levitas questionarem João Batista: "Quem és tu?" João não tinha pretensão de identificar como o Messias, ou ser confundido com os antigos profetas, e diz: "Entre vós está aquele que não conheceis, é aquele que vem depois de mim." Não conhecia Jesus, mas sabia que já chegara aquele que era maior que ele, e sabia que não era digno de desatar as correias de suas sandálias. Sua missão de precursor estava concluída, a voz que clama no deserto se calaria. João Batista fazia apenas o que fora pedido por Deus. "Porém, Jesus só iniciaria seu ministério após se batizado por João Batista".

        Irmãos, irmãs que ao colaborarmos com o projeto de Deus, anunciando a Palavra, e preparando a todos para acolher o seu filho Jesus, que tenhamos a simplicidade de coração de João Batista, e reconheçamos sempre a nossa pequenez diante do Pai e que possamos compreender nossa missão de servidores de seu filho Jesus. Que bom seria se houvessem mais vozes clamando do no "deserto" do nosso mundo!

 

Mª Elian

VISITE  TAMBÉM OS MEUS  BLOGS  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Um comentário: