Pesquisar neste blog

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

É necessário que Ele cresça e eu diminua (Jo 3,22-30) (09/01/10)

        "E necessário que Ele cresça e eu diminua."

         Essa foi a resposta que João Batista deu a seus discípulos, quando lhe falaram a respeito de Jesus, que Ele batizava e que todos iam a Ele. João fica alegre, pois sua missão estava cumprida. João, que veio para endireitar os caminhos e preparar a todos pra chegada do Messias, estava feliz por saber que o Messias iniciava seu ministério e que muitos O seguiam. João sai de cena, terminando assim sua parte na história da salvação. Então é chegada a hora daquele que batizaria com o Espírito Santo e com  fogo, daquele que realizaria as promessas de salvação e a vinda do Reino do Pai. É iniciado então o tempo de Jesus, o tempo daquele que todos esperavam, o nosso salvador e libertador.

        No evangelho de hoje, João Batista nos dá uma grande lição de humildade. Sempre soube qual era sua missão. Mesmo vindo primeiro que Cristo, sabia que tinha vindo para anunciar a sua chegada, nunca se deixou confundir, ou deixar alguma dúvida de que não era ele o Messias, a quem ele João Batista não era digno de amarrar as sandálias, ele não veio para ocupar o lugar daquele que viria para ensinar a justiça, a misericórdia, ser luz, e libertar a todos do pecado e da opressão. Sabia que simplesmente O precederia. João Batista cumpre sua missão e se retira, porém seu lugar foi eternizado.

        Bom seria para todos, se aprendêssemos a humildade de João Batista. Humildade essa que devemos ter, em nosso local de trabalho, na nossa comunidade, na família. Mesmo que seja sem intenção acaba surgindo uma competição, se sentir ameaçado porque chegou alguém, com novidades, "um querendo ser maior de que ou outro." Porque não dar espaço, juntar forças, e caminhar em paz, e juntos com alegria, transformar o mundo, em lugar onde se viva em paz, em harmonia, deixando a luz de Cristo brilhar em nossas vidas.

 

"Com o mesmo Espírito de contentamento, de João Batista, quero alegrar-me com a presença de Jesus na nossa História, que revela o amor de Deus por nós."

 

Mª Elian

VISITE  TAMBÉM OS MEUS  BLOGS  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário