Pesquisar neste blog

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Hoje se cumpriu esta profecia (Lc 4,14-22) (07/01/10)

        Jesus se manifesta hoje, em uma sinagoga em Nazaré, inaugurando assim seu ministério. Enquanto se realiza o culto, Jesus, na hora da leitura, lê um trecho da profecia de Isaías: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos e aos cegos a recuperação vista; para libertar os oprimidos, e para proclamar um ano de graça do Senhor." Em seguida, disse: "Hoje se realizou esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir." E diante da admiração de todos, Jesus falava como o Filho ungido e consagrado pelo Pai, não como as autoridades religiosas da época, "Ele ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas".

        E ao se identificar como o Messias da profecia, Jesus se coloca a serviço dos pobres, se dedicando aos excluídos, abrindo-lhes os olhos, restaurando-lhes a dignidade, a vida que permanece para sempre. A palavra de Jesus é a luz que acaba com as trevas, libertando a todos da ideologia do poder, é a luz que libertadora, que traz esperança na prática do amor e da misericórdia. A Boa Nova de Jesus não exalta o poder, mas sim um ensinamento novo com alegria e esperança, que não afasta e nem oprime o povo, como era a doutrina dos fariseus e escribas. Jesus veio resgatar a todos que padeciam para inseri-los no Reino do Pai. Pois o Messias foi chamado, e veio para concretizar o projeto de libertação que o profeta Isaías anunciara.

        Jesus nos conferiu poder de levar a Boa notícia a todos, quando nos convida a segui-lo: "Segue-me", "Ide e proclamai". Proclamação que deverá ser feita com palavras e ações, aderindo com firmeza ao projeto de Deus, se colocar a disposição com gratuidade. Quais seriam as nossas ações? Posso visitar um doente, levando conforto e esperança, não sendo preconceituosa (o), ouvindo que precisa ser ouvido, e falando quando necessário, participando da comunidade, de alguma pastoral com a qual nos identificamos, doando um tempinho de nossa vida, para colaborar com a nossa igreja, sendo dizimistas...

        Qualquer atitude nossa de fazer o bem para alguém, é uma ação concreta de quem aderiu ao projeto de Cristo. Uma forma muito boa de descobrirmos se estamos seguindo os ensinamentos de Cristo é naquele momento de maior dificuldade, quando estamos cheios de problemas, e às vezes não sabemos como agir, reagir. Um amigo, um dia, me disse: "Quando estou sem saber o que fazer, me pergunto: 'O que faria Jesus, se ele estivesse no meu lugar?'" Quanta desgraça, quantas guerras, mortes, agressões, magoas, quantas atitudes não cristãs seriam evitadas, se boa parte das pessoas se fizesse essa pergunta. Não reagir em algumas situações, não é ser covarde, é entender o real sentido de ser seguidor e discípulo de Jesus Cristo, é ser livre.

 

Mª Elian

VISITE  TAMBÉM OS MEUS  BLOGS  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário