Pesquisar neste blog

domingo, 10 de janeiro de 2010

Jesus convida a partilhar seu ministério (Mc 1,14-20) (11/01/10)

        O evangelho nos convida a acompanhar e seguir Jesus ao longo do seu ministério. Após ser batizado e João Batista ser preso, Jesus inicia seu ministério, proclamando a Boa Nova de Deus. E nos chama a conversão e ao acolhimento da Boa Nova. "O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos, e crede no evangelho!" Converte-se e crer no evangelho são atitudes de quem deseja seguir e ser discípulo de Jesus.

        Jesus não chamou para serem seus discípulos: sacerdotes, rabinos, doutores ou letrados. Jesus chama e escolhe para discípulos, homens de origem humilde, assim como era Jesus. Ele chama os irmãos Simão e André, que jogavam rede ao mar da Galiléia. E eles largam tudo para se tornarem pescadores de homens. Em seguida, Jesus vê e chama: Tiago e João, filhos de Zebedeu, que consertavam redes, e eles deixaram o pai e seguiram Jesus. São escolhidos os primeiros discípulos de Jesus, para juntos proclamar e levar a todos, a palavra de libertação. Libertação de todo tipo de opressão e restaurar a dignidade humana, comunicando a vida eterna, a prática do amor nas relações humanas e acolhedoras.

        E eles estão na Galiléia, região com tendência a revoltas contra o domínio do poder religioso e do poder civil, o que fazia aquela região ser desprezada e rejeitada por Jerusalém e seu Templo. E Jesus escolhe a Galiléia para anunciar o Reino de solidariedade, partilha, fraternidade e comunidade, junto com seus discípulos. E assim também prepara seus discípulos, como prepara qualquer um de nós, que muitas vezes nos sentimos despreparados para as coisas de Deus, o que nos deixa temerosos. E usamos esse argumento como desculpa para não nos comprometermos e assumir a missão de evangelizadores do Reino. Mas Jesus diz: "Não tenhas medo!" Ops! acho que não tem desculpas.

        E Jesus escolhe uma região desprezada e pessoas "despreparadas" para iniciar seu ministério. Porém, exatamente os excluídos, os humildes, os despreparados são os que acolhem e recebem os ensinamentos, a palavra de Jesus. Pois estão com seus corações aberto para Deus, não deixando espaço para o egoísmo e não permitem que a hipocrisia atrapalhe sua conversão.

        O discípulo ao aceitar o chamado de Cristo, passa a ser seu imitador, em conseqüência terá que viver para o Pai, e fazer somente o bem, viver o amor. Viver para o Pai, não quer dizer largar tudo, mas escolher Jesus e se colocar a serviço do Reino de Deus, mudar de vida, dar continuidade ao plano de salvação do Pai, anunciando com alegria a palavra que nos traz a liberdade, a luz, a reconciliação e a vida.

 

Mª Elian

CONHEÇA TAMBÉM: LITURGIA COMENTADA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário