Pesquisar neste blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

Jesus partilha com todos a sua missão (Mc 3, 13-19) (22/01/10)

        No evangelho  de hoje Jesus sobe a montanha, seu local de encontro com Pai, dessa vez para escolher os seus apóstolos, aqueles que seriam enviados mais tarde para dar continuidade ao seu Ministério. Jesus tinha muitos seguidores,  eram seus os discípulos e que seguiam seus ensinamentos. O verdadeiro discípulo de Jesus é aquele que aprende e segue a vontade do Filho de Deus. Enquanto Jesus estava entre os seus seguidores, eles eram chamados de discípulos, e somente após  sua ressurreição, quando Jesus os enviar para pregarem o que com Ele aprenderam é que serão chamados de apóstolos. Então, vamos subir a montanha com Jesus, e conhecer os doze que foram por Ele escolhidos para continuar com sua missão.

        E Jesus chama: "Simão, a quem deu o nome de Pedro; Tiago e João, filhos de Zebedeu; André, Filipe, Bartoloneu, Mateus (lembram do cobrador de impostos, Levi?), Tomé, Tiago, Tadeu,  filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, e Judas Iscariots, que depois o traiu. Eles foram escolhidos não para cumprir a Lei  do Templo de Jerusalém, que oprimia, alienava e aprisionava, "mas para anunciar a Boa-Nova aos pobres, proclamar a libertação aos presos e, aos cegos a recuperação da vista, e libertar os oprimidos..." (Lucas, 4,14-21). E Jesus partilha com eles a missão que Ele havia recebido do Pai. E deles Jesus espera a fidelidade,  uma adesão pessoal mais completa, deveriam estar dispostos a abandonar pai, mãe, filho e filha, a tomar a sua cruz e dar a vida no seguimento  e no testemunho de Jesus.

        E nós? Será que temos atitudes de verdadeiros discípulos, apóstolos de Jesus? Será que, como Jesus nós estamos indo ao encontro dos pobres, defendendo sua dignidade e seus direitos? Então, se subimos a montanha para conhecer os doze escolhidos por Jesus, porque não fazer parte desse grupo? Jesus nos chama para estarmos a serviço do Pai, a serviço de seu Reino de amor e paz, dando continuidade ao que Ele iniciou. Somos todos chamados a viver esse amor, que liberta de toda opressão, que transforma vidas que são sufocadas por todo tipo de exploração. Porque se desejamos um mundo melhor, vida plena para todos, é preciso que lutemos por isso, como continuadores da missão de Jesus, tornando real entre nós o Reino do Pai.

        Um abraço, com carinho a todos.

 

           Oração: Pai. Apesar da minha fraqueza, sei que contas comigo para o serviço do teu Reino. Vem em meu auxílio, para que eu seja um instrumento útil em tuas mãos. Espírito que predispõe para o discipulado, dai-me disposição para acolher, com docilidade, o apelo de Jesus para compartilhar sua missão.

Mª Elian.

VISITE TAMBÉM

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário