Pesquisar neste blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

Jesus promove a vida (Mc 3,1-6) (20/01/10)

        Marcos nos apresenta hoje, mais uma cura de Jesus, num sábado e na sinagoga. Até podemos imaginar o final de tudo isso. Jesus é observado, espionado pelos fariseus, que queriam ver se ele curaria no sábado, infringindo dessa forma, mais uma vez a Lei.  Mas, estando Jesus na sinagoga, um homem com a mão seca lhe chama atenção. E Jesus sabendo o que pensavam os fariseus,  pergunta-lhes: "É permitido, no sábado, fazer o bem ou fazer o mal? Salvar a vida ou matar?" Com essa pergunta Jesus provoca os fariseus, porque eles sabiam qual era resposta, mas não responderam, se omitiram, preferiram não violar a lei a se decidir pela vida. A falta de resposta deixou Jesus "cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração". E Jesus cura o homem. Os fariseus e os aliados de Herodes decidiram encontrar uma maneira de destruir Jesus, um conflito que levará Jesus a morte. Os atos de misericórdia, de amor, de Jesus para com os pobres, os excluídos choca com o sistema religioso e legal, porque Jesus veio para "destruir" todo sistema opressor e, agora os fariseus planejam "destruir" Jesus.

        Aquele homem da mão seca, na sinagoga, representa  mais um excluído pela sociedade, pela religião. Não podemos esquecer que no tempo de Jesus, a pessoa que tinha algum tipo de doença era considerado  impuro e pecador. Os fariseus, os líderes religiosos apresentam e representam uma religião desumana, que pune com a pena de morte, quem não observar as Leis. Leis que só eram impostas para os pobres, excluídos, marginalizados. Enquanto que Jesus veio para defender, resgatar,  recuperar e garantir o direito à vida e a liberdade do povo. Realizando mais esta cura, Jesus demonstra seu amor que restaura a dignidade, a esperança, a vida humana.        

        Irmãos, irmãs, através dos evangelhos Jesus no revela seu amor libertador, e somos chamados a participar e a nos comprometer com esse amor que salva, que respeita e promove a vida. A religião não é opressora, ela nos aproxima de Deus  através de seu Filho, nos torna mais humanos, disponíveis para agir e fazer o bem, sem dia ou hora marcada. Que possamos acolher o irmão com o mesmo amor de Jesus e transmitir alegria, e vida a todos que nos rodeiam.

        A todos um abraço com carinho.

 

Oração: "Espírito que humaniza não me deixes transformar a religião em instrumento de opressão. Fazei, ao invés, que eu me coloque a serviço da vida". Amém.

 

Mª Elian

VISITE TAMBÉM

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário