Pesquisar neste blog

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Jesus quer nos purificar e nos curar (Lc 5,12-16) (08/01/10)

        Na época de Jesus o leproso era afastado do convívio social e religioso, pois poderia contaminar os outros, e era considerado impuro pela Lei religiosa de Israel. No evangelho de hoje o leproso se aproxima de Jesus, e é tocado e curado por Ele. Ao se prostrar diante de Jesus e suplicar a cura, chamando-o de Senhor, o leproso reconhece Jesus, como seu salvador e libertador. E Mais uma vez Jesus quer nos mostrar, que para Ele o ser humano é mais importante que a Lei. Jesus foi indiferente a Lei, pois ao tocar o leproso, Jesus seria considerado impuro também, e Jesus cura o leproso, trazendo-o de volta para vida em comum.

        Ao se compadecer daquele homem, purificá-lo e tocá-lo, Jesus não se limita só ao sentimento, mas pratica a ação em favor dos sofredores, dos excluídos e marginalizados pela sociedade, Jesus acolhe a todos sem discriminação, mostrando a todos que veio para inserir os excluídos, transformar aquela sociedade em uma sociedade mais justa e harmoniosa, resgatando a dignidade humana.

        Hoje, também em nossa sociedade temos consciência plena de quem são os excluídos: os pobres, doentes, idosos, prostitutas, viciados, marginais, homossexuais, não os aceitamos, e muita vezes sequer queremos perto de nós, tocá-los. Jesus nos convida a tocá-los e tocá-los com amor. Tanta forma de exclusão deixa claro que nossa sociedade está doente, que precisa ser curada, precisa ser tocada. E nós? Será que não precisamos nos prostrar diante de Jesus, pedir que Ele nos cure, nos purifique? Imagine você sentir tocado por Jesus!? Jesus nos quer livres de toda culpa e que nos perdoemos.

        De repente, como Cristo fez precisamos nos recolher em oração, relembrar as tentações, os pecados, tudo que fizemos que pode nos afastar do caminho de Jesus, o caminho da vida Eterna, que devemos seguir. A culpa é uma forma de prisão, não nos deixa viver. Deus é bom, é misericordioso, nos perdoa, tenha certeza de que Deus nos perdoa, confie. A presença de Jesus em nossas vidas traz mudanças, deixemos ser tocados por seu amor e seremos perdoados, purificados dos erros que humanamente cometemos, e teremos de volta a alegria de viver.

 

Mª Elian.

VISITE  TAMBÉM OS MEUS  BLOGS  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário