Pesquisar neste blog

domingo, 10 de janeiro de 2010

Jesus veio nos libertar e nos renovar (Mc 1,21b-28) (12/01/10)

        Após chamar os primeiros discípulos, Jesus está em Cafarnaum, num sábado, na sinagoga, ensinando e expulsa de um homem um espírito impuro.

        Todos ficavam espantados e admirados, com a autoridade com que Jesus ensinava, e pela expulsão do espírito impuro. "Quem é este que até os espíritos obedecem?". Diferente da doutrina dos escribas e fariseus que era dominadora, alienante e excludente. Jesus apresentava um ensinamento novo, que convida a praticar o amor, a misericórdia, e a todos libertar de uma doutrina, de uma religião elitista que excluía os pobres, e os humildes. A autoridade com que ensinava Jesus era o poder do Pai agindo pelo Filho, e Jesus dizia que agia por iniciativa divina e não por conta própria, Jesus recebia o poder do Pai, que se revelava a todos através do Filho. E quem via e ouvia os ensinamentos de Cristo, ficava admirado porque percebiam e sentiam que algo diferente e especial existia em Jesus, em suas palavras.

        Ao expulsar um espírito impuro da sinagoga, Jesus liberta o povo da doutrina da própria sinagoga, que discriminava e oprimia o povo, e assim aproxima a todos de seus ensinamentos de sua prática. "E a fama de Jesus logo se espalhou por toda parte, em toda a região da Galileia", o que levará Jesus a se confrontar com autoridades, levando Jesus a morte de cruz.

        Irmãos e irmãs. Deixemo-nos transformar pela palavra libertadora de Cristo, que o nosso coração seja tocado por sua prática do amor misericordioso e acolhedor, expulsando qualquer espírito opressor, egoísta, que nos impede de nos apaixonarmos por Jesus, e mudarmos de vida, acolhendo em nosso coração a fonte de amor renovadora em nossas vidas. Essa é a liberdade que devemos buscar.

 

Mª Elian

CONHEÇA TAMBÉM: LITURGIA COMENTADA

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário