Pesquisar neste blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

Jesus veio para todos os povos (Mc 3, 7-12) (21/01/10)

                A multidão que seguia Jesus era grandiosa, tanto que exigiu que Ele tomasse alguns cuidados. E vinham pessoas de todos os lugares da Galiléia e dos lugares vizinhos, que os judeus chamavam de gentios. Todos tentavam tocar Jesus, no desejo de serem curados de suas doenças e de males. Essa mesma multidão que seguia Jesus, era excluída pelo poder imperial romano, pelas elites religiosa e social de Israel. Jesus é rejeitado pelas elites de Israel, enquanto que as multidões o acolheram. Jesus veio para todos os homens e mulheres, para todos os povos em qualquer tempo, e lugar. A sua presença era a certeza de cura e libertação, e Jesus não se cansa de atender a todos que dele necessitavam e que o buscavam, deixando claro a todos que sua missão era resgatar a dignidade e a vida das pessoas oprimidas e excluídas.

        Por ter feito curas aos sábados, por tocar dos leprosos, expulsar espíritos impuros, curar, acolher e fazer refeições com as multidões, contrariando a tradição dos rabinos de Israel, por ir contra a Lei, Jesus foi acusado também de ter um espírito impuro. E para Jesus o espírito impuro, era o espírito da sinagoga, que ostentava o poder e a riqueza, desprezando, excluindo e oprimindo o povo. E a todo aquele que dizia: "Tu és o filho de Deus!" Jesus considerava um espírito impuro, pois rejeitava qualquer manifestação de glória ou poder, relacionado a sua pessoa ou ao Pai. Jesus era humano, simples e humilde.

        Busquemos a Jesus para que ele nos cure de nossas doenças, do nosso egoísmo, de nossos ciúmes, da falta de compreensão, por estarmos ainda com coração endurecido para receber sua Boa Nova, a sua Palavra. Mas, buscar a Jesus somente para receber dele uma graça, não é tudo, isso não nos aproxima dele definitivamente.  Busquemos a Jesus e nos deixemos cativar pelo seu amor que liberta, e nos coloquemos a serviço de todos que estejam necessitando de resgatar sua dignidade humana, e sua vida.

        A todos um abraço com carinho.

 

Prece:
"Espírito de busca, coloca-me à procura de Jesus, desejoso de ser, profundamente, libertado de tudo quanto me oprime. Pai, conduze-me ao teu filho Jesus, por meio do qual o Reino mostra sua eficácia em mim, fazendo a vida e a esperança renascerem em meu coração."

 

Mª Elian

VISITE TAMBÉM

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário