Pesquisar neste blog

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

O leproso foi curado (Lc 5,12-16) (08/01/10)

        ... apareceu um leproso. Vendo Jesus lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou. Senhor, se queres pode limpar-me"

         Muito grande a fé daquele homem humilde, mas Jesus não tem nenhum receio e o purifica dos seus pecados e da lepra.

        Há quem diga que Jesus apostava no efeito contrário da sua ordem de não contar a ninguém. Porque quanto mais Ele ordenava para que os curados não contassem a ninguém, mais eles espalhavam a notícia do seu imenso poder.

        Mostrar-se ao sacerdote era o cumprimento da ordem do Poder Central. Todos aqueles que por acaso ficassem purificados do mal da lepra, tinham de se mostrar ao sacerdote para que este o após o examinar, autorizava-o a viver no meio dos outros na sociedade.

        No tempo de Jesus a medicina era muito precária. Não havia saneamento básico, medicina preventiva, hospitais, ambulatórios etc. Quando muito havia remédios que a natureza oferecia e que a experiência comprovava como benéficos. A saúde era um problema muito sério principalmente para os pobres, e geralmente finalizava com a morte; mortes prematuras, vida curta, cegueira, paralisia, doenças da pele que se arrastavam pela vida inteira. Além disso, a enfermidade era vista como castigo de Deus pelos pecados. Por essa razão os enfermos eram considerados "impuros", discriminados também pela religião judaica.

        O leproso chegou perto de Jesus e pediu de joelhos: 'Se queres, tens o poder de me purificar'. Jesus ficou cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: 'Eu quero, fique purificado'. No mesmo instante a lepra desapareceu e o homem ficou purificado". Os leprosos, isolados pela família, pela sociedade civil, pela religião, eram os mais desprezados e discriminados naquela sociedade. Ninguém podia tocar o leproso. Ele não podia entrar em lugar habitado e estava excluído da comunidade, do Templo, do culto. A lepra era considerada o merecido castigo de Deus por pecados públicos ou ocultos. O leproso era "impuro", bem como quem o tocasse.

        Aí vem o Carnaval. Quantos irmãos vão se tornar também impuros pelos pecados que vão cometer! Existem vários formas de divertimentos: Festas, bailes, cinema, carnaval, viagem, etc. Infelizmente, a melhor diversão, a viagem que é a mudança de ambiente, está se tornando uma coisa altamente perigosa, por causa da violência disseminada no mundo inteiro.

        A folia do carnaval é um tipo de divertimento questionável. E por quê? Porque naquela festa onde praticamente vale tudo, a espiritualidade do cristão acaba por sofrer vários tropeços. Quanta gente santa estará com a consciência pesada na quarta-feira de cinzas? A tentação andou solta, satanás se aproveitou de todos os momentos de fragilidade, para sugerir as frases: aproveita que ninguém é de ferro, curta que a vida é curta, vai fundo, afinal ninguém está te vendo! E assim por diante...

        E o jovem, a jovem, em plena força da juventude, depois de tomar um gole de bebida ou quem sabe outra substância, não vai resistir tanta sugestão externa e interna para pecar.

        Prezados irmãos, e irmãs. Só nos resta rezar muito por estes jovens, que estarão expostos a muita tentação na fólica do reinado do tal de "REI MOMO". Vamos começar?

 

Sal.

VISITE  TAMBÉM OS MEUS  BLOGS  

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário