Pesquisar neste blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

A passagem da Escritura se cumpriu (Lc 1,1-4.4,14-21) (24/01/10)

        "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos  e para proclamar um ano da graça do Senhor".

"Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir".

        Vamos refletir hoje sobre outra passagem da escritura, proferida pelo próprio Jesus Cristo, no dia em que Ele anunciou o que iria acontecer no fim do mundo.

"Logo depois da tribulação daqueles dias, escurecerá o sol, e a lua não dará a sua luz; as estrelas cairão do céu e os poderes dos céus serão abalados. Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem, e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão vir o Filho do homem sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. E ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.  

        Quando seria isso? Será que isso já não começou a acontecer com o Efeito Estufa?

        Os dirigentes do Mundo estiveram reunidos recentemente (2009) a fim de encontrar uma solução para o problema universal do Efeito Estufa que se agrava a cada mês que passa: Redução das calotas polares, seca em uns lugares e chuvas torrenciais em outros, que causam enchentes que destroem as moradias dos nossos irmãos menos favorecidos pela sorte, entre outros tantos efeitos desastrosos. Muita gente já morreu. Quantos ainda terão de morrer para que possa sensibilizar o ser humano de que a situação é mais grave do que se pensa?

        Aqueles que mais poluem a atmosfera não conseguiram firmar um acordo de redução da emissão de poluentes, para não desacelerar as economias dos seus referidos países. Mas acontece que aquelas potências econômicas serão atingidas mais cedo ou mais tarde pelas catástrofes geradas pelo Efeito Estufa.  E isso vai acontecer exatamente em um momento em que já não se terá mais controle da situação.

        Ninguém está interessado na redução da produção industrial mundial, pois a mesma iria causar uma crise econômica maior de que todas já ocorridas na história da humanidade. O que estamos precisando é de uma produção industrial que não jogue tantos poluentes na atmosfera. Ora!  Se o homem já foi capaz de ir à Lua, será que não tem o poder de inventar filtros eficientes para as suas indústrias? Eu creio que sim. Desculpem, mas acho que só está faltando um pouco de bom senso. Não é possível viver somente no presente. Vamos pensar nas gerações futuras, vamos pensar nos nossos netos e nos nossos descendentes.

        Porque o bom senso fala mais alto. Então, se deveria investir mais recursos no sentido de encontrar uma ou mais soluções para que fosse reduzida a emissão de poluentes, sem prejudicar a produção industrial e a economia de nenhum pais  da Terra. 

        Temos grande admiração e respeito pelo jovem presidente dos Estados Unidos (2010), e por isso acreditamos nas suas boas intenções. Do mesmo modo, respeitamos e admiramos o povo chinês pela sua enorme competência, na reciclagem e na preservação do meio ambiente. Por isso esperamos e rezamos para juntos, eles encontrem uma solução para reduzir a emissão de poluentes, sem prejudicar a produção industrial e a economia mundial.  Amém?

 

Sal.

VISITE TAMBÉM

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário