Pesquisar neste blog

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A confissão de Pedro (Mt 16,13-19) (22/02/10)

        Esse evangelho foi especialmente escolhido para comemoração de hoje a "Cátedra de São Pedro", e tem a finalidade de esclarecer quem é Jesus. Jesus estava com seus discípulos em Cesaréia de Felipe, região pagã, distante do seu povo, que esperava um Messias vitorioso, dominador, poderoso, que triunfaria sobre seus opressores, e que não teria a morte de cruz. E longe dessa influência, Jesus pergunta aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?" Responderam que Jesus poderia ser João Batista, ou Elias, ou Jeremias. Ele poderia ser qualquer um dos profetas antigos. E Jesus se dirige então diretamente aos seus discípulos e pergunta; "E vós quem dizeis que eu sou?" Só Pedro responde: "Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo". Jesus elogia a resposta de Pedro, e diz que ele recebeu uma revelação do Pai que estava no céu, confessando também sua fé.

        Pela  resposta de Pedro,  Jesus declara a Pedro que ele será a  base da Igreja e aquele possuirá as chaves do Reino dos Céus. Pela vontade de Jesus, Pedro aceita e assume ser líder da Igreja. Pedro em algumas passagens é repreendido por Jesus, teve atitudes covardes, cheio de contrastes em certos momentos, mas com humildade se arrependia e começava novamente. Pedro foi muito determinado, e assim a igreja ganhou grande força. Deve-se a Pedro o crescimento da fé cristã, em territórios dominados pelo Império Romano, principalmente em Roma, onde aconteceu sua morte, e cidade-sede da Igreja. Dos discípulos escolhidos por Cristo, Pedro foi o mais importante, dele nasceria, seria edificada a Igreja cristã. Pedro professou e  praticou sua fé em Cristo, até a sua morte. Assumiu e cumpriu a responsabilidade de chefe da comunidade cristã que Jesus lhe confiou, buscando sempre a justiça.

        Então podemos nos perguntar, quem é Jesus para nós? Quem é Jesus pra mim? Um grande homem com um carisma incrível que conseguiu arrastar multidões? Um grande mestre dotado de uma inteligência excepcional? O maior dos profetas? Em algumas religiões Jesus foi só mais um profeta, nem todos o reconhecem como o Filho de Deus. Aprendemos hoje que devemos ter a fé de Pedro, e mesmo com nossos defeitos, com altos e baixos, com erros e acertos, devemos sempre seguir e confiar plenamente em Jesus, nos comprometermos com o seu projeto de vida para todos. Com o coração aberto deixemos nos guiar pelo Espírito Santo, para que possamos entender e praticar melhor a Palavra de Deus. Como Pedro nós não compreendemos e nem sabemos de tudo das Escrituras, mas a nossa confiança em Jesus deve ser maior que tudo. Somos membros da Igreja de Cristo, e como batizados, devemos professar nossa fé, na nossa família, na comunidade, no trabalho, lutar por justiça, reconhecer Jesus nos doentes, nos pobres, nos oprimidos, no irmão que está ao nosso lado necessitando de uma ajuda, de uma palavra de consolo, de um sorriso, e ter a convicção de Jesus é o Messias, Filho de Deus vivo, e que está no meio de nós.


Oração:

        Espírito que revela o Messias. Leva-me a conhecer a verdadeira identidade de Jesus, o qual é, ao mesmo tempo, Filho de Deus e Messias sofredor. Amém.

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Um comentário: