Pesquisar neste blog

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A oração que o Senhor nos ensinou: Pai-Nosso (Mt 6,7-15) (23/02/10)

        Estamos na quaresma, tempo que nos convida a meditação, a estarmos cada vez mais em sintonia em intimidade com Deus.  E conseguimos essa sintonia e essa intimidade com Deus através da oração. Deixando o nosso coração aberto, para que fique cheio do Espírito Santo e movidos por Ele possamos fazer nossas orações ao Pai e assim também a sua vontade.  No evangelho de hoje Cristo nos orienta, no ensina as orara corretamente, com a oração do Pai-Nosso, que todos conhecemos. Ás vezes eu acho que sempre soube essa oração, rezamos na escola, em casa, nos encontros, na igreja, e quem conhecermos bem e a rezamos sempre, possamos fazer a oração do Pai-Nosso sem perceber que estamos fazendo uma oração que é essencial para nossa vida.

        Jesus nos pede cuidado ao fazermos nossas orações, para não sejam feitas de forma ostensiva, como faziam os fariseus para aparecerem, ou como os pagãos que rezavam multiplicando as palavras, pois acreditavam que assim de alguma forma seriam ouvidos.  Devemos fazer nossas orações de coração, com humildade e simplicidade, não uma oração egoísta, por mim e para mim. Mas, uma oração por todos nós, pelo mundo, por todas as pessoas, rezamos assim: "Pai-Nosso" e não "Pai-meu". Enquanto rezamos o Pai-Nosso, santificamos o nome de Deus Pai, pedimos a vinda de seu reino, que a sua vontade seja feita, pedimos o pão de cada dia, o perdão, perdoamos, pedimos para não cairmos nas tentações e para sermos libertos de todo mal, das opressões do mundo. O Pai sabe de todas as nossas necessidades, mas Ele espera peçamos, que digamos o que estamos precisando naquele momento.

        Caso contrário seria muito cômodo para todos nós. Deus não quer o nosso comodismo, pedimos o pão de cada dia, então agradeçamos o nosso trabalho, não devemos cometer exageros, desperdícios. A vontade de Deus é que todos partilhássemos o pão. Ao fazermos a oração do Pai-Nosso, ou  em qualquer momento que nos dirigimos a Deus em oração, estamos nos comprometendo com o seu projeto de salvação, estamos concordando com a prática de amor de Jesus, de partilha,  de acolhida, de paz, de vida para todos, sem exclusão de ninguém. Peçamos a Deus que tenha  piedade nós, para que possamos viver sempre em comunhão como Pai, em reconciliação e  harmonia com os irmãos.

 

Oração:

Espírito do Pai, leva-me a transformar em vida a minha oração, e a descobrir, na oração, o sentido da minha vida.

 

Um grande abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Um comentário:

  1. Paz e graça meus amados irmãos em Cristo Jesus!!!!!!

    Complemento ao texto acima!!!

    O que eu entendo sobre a oração e percebo sobre a passagem do livro Mateus Cap. 6 : 6 ao 15, destacando principalmente o:
    versículo 7 "E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como fazem os pagãos; que imaginam que devido ao seu muito falar serão ouvidos".

    Jesus estava se referindo aos fariseus, escribas, publicanos e gentios daquela época. Que viviam uma religiosidade muito clara no versículo 5 e 6 do proprio capitulo. (o que acontece até hoje) EX: Eu sou católico ou evangelico etc..
    "Quando o certo seria sou CRISTÃO ou seja: Eu creio em cristo Jesus o (Messia) e procuro ser imitador dEle, pois é uma ordenança do proprio Senhor Jesus.

    Sendo assim segue alguns passos e passagens referente a oração para que não fiquem só em minhas palavras um pouco a respeito do modo como devemos orar, mas sempre guiado pelo Espirito Santo:

    1 Ore reconhecendo que Ele é Deus, e que você aceita o Seu dom gratuito, Jesus Cristo, como o seu SENHOR e Salvador ( e Ele como seu senhor você obviamente o obedece!!!!) (Gênesis 17:1, Romanos 6:16-18).

    2 Ore para confessar os nossos pecados e aceitar o perdão que Cristo já conquistou na cruz do calvario por nós ( mais Ele também disse vá e não peques mais!!) (Romanos 3:22-26). Muito importante !!!!!

    3 Ore para que a Sua vontade seja feita em nossas vidas( assim como no Pai nosso: Seja feita a sua vontade e que Seu Espírito Santo nos guie, e para que sejamos preenchidos com a plenitude de tudo o que Deus tem para nós.

    4 Ore por entendimento (espiritual) e sabedoria (Provérbios 2:4-8, 3:5).

    5 Ore com uma atitude de gratidão por todas as formas em que Ele nos abençoa (Filipenses 4:6). Muito importante!!!!

    6 Ore quando estivermos doentes, solitários, passando por dificuldades ou intercedendo por outros (Tiago 5:14-16, 2 Coríntios 12:9-10).
    Ore para adorá-Lo (Salmo 95:6-7) Na minha opinião é a mais importante e podemos fazer todos os passos acima em forma de adoração ou seja: Sempre exaltando o nome de Jesus. É quando sentimos a sua presença viva em nossas vidas e as respostas da oração são respondidas rapidamente pelo nosso clamor!!!!

    Importante sempre ore em Nome do Senhor Jesus!!!! como nos ensina o livro de João 14: 13 ao 15.
    E pra fechar 1 Tessalonicenses 5: 17 e 18.
    17 Orai constantemente.
    18 Dai graças em toda e qualquer circunstância, porquanto essa é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

    ResponderExcluir