Pesquisar neste blog

Carregando...

terça-feira, 9 de março de 2010

Agir com misericórdia (Lc 6,36-38) (01/03/10)

        No evangelho de hoje, Jesus nos fala de como deve ser o modo de agir do cristão, quais devem ser nossas atitudes com nossos irmãos. Assim como Deus é misericordioso conosco, também devemos praticar e ser misericordiosos, e solidários com os outros. A prática da misericórdia nos aproxima do Reino de Deus, e ao praticá-la estamos praticando o amor, Deus é amor, o amor que nos salva. Como disse Jesus: "Felizes os misericordiosos, pois alcançarão misericórdia" (Mt 5,7). A misericórdia deverá ser praticada pelo cristão diariamente, de coração e com humildade.

        Deus não nos condenará por não sermos misericordiosos, porque Ele misericórdia de nós. Mas com certeza seria agradável ao Pai, se tentássemos nos aproximar dos sofrem, dos lutam por seus direitos para  ter uma vida mais digna, de tal forma que pudéssemos sentir o sofrimento do outro. Assim já estaremos praticando a misericórdia. Deus é misericordioso com todos, não somente com os bons, com os que O amam, e nós cristãos devemos praticar o amor misericordioso de Deus, sem esperar retorno, ganharemos nossa recompensa quando nos encontrarmos com o Pai. Vale a pena tomarmos a iniciativa de perdoar, consolar, ter paciência, orar pelos outros, ouvir, acolher. Tudo o que fizermos aos nossos irmãos necessitados e ao Pai que faremos.

        Podemos ser misericordiosos também quando não julgamos, não condenamos, quando perdoamos, quando doamos e partilhamos. Sejamos humildes, não temos o direito de julgar ou condenar, isso cabe ao Pai. Como disse Jesus: "Aquilo que vocês desejam que os outros façam a vocês, vocês devem fazer a eles" ( Mt 7,12). Não julgar, não condenar, perdoar e doar, exige realmente que tenhamos muita ternura, humildade, e evitará que cometamos muitas injustiças, "pois a mesma medida que com medirdes os outros, vós também sereis medidos" (Lc 6, 38)".

 

Oração:

         "Espírito de Misericórdia, reveste todas as minhas ações com a misericórdia, característica do Pai, levando-me a ser, para o meu próximo, a revelação da bondade divina."

 

Um abraço a todos.

 

Mª Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário