Pesquisar neste blog

domingo, 21 de março de 2010

A luz do mundo que veio para todos (Jo 8,12-20)

         No evangelho de hoje, Jesus declara aos fariseus: "Eu sou luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida". E os fariseus não concordam, pois Jesus não poderia dar testemunho si mesmo. Jesus se declara luz do mundo, porque Nele estava a salvação, a libertação da humanidade que vivia pecado, e que não poderia se salvar por si só. Ele é luz que devemos seguir, pra sairmos das trevas, do pecado, da opressão.

        Onde hoje estamos precisando dessa luz, no casamento e na família? Na economia mundial e na política? Eu sou luz pra minha comunidade? No meu ambiente de trabalho? Na família? Eu procuro a união? Ou minhas ações estão causando separação, discórdia entre as pessoas? Eu preciso buscar a Luz divina, eu tenho que ir atrás dessa Luz pra minha vida, para minha convivência diária. A luz divina dissipará qualquer treva que insista em permanecer em nossa vida, em nosso meio. Se nos perguntarmos, como age a pessoa trilha os caminhos da luz? É aquela pessoa que vive o amor divino, que é solidária, que perdoa, que vive em comunhão com Deus e com os irmãos. E a pessoa que vive nas trevas, faz justamente o contrário, não tem respeito pelo próximo, é maldosa, não se comove com o sofrimento, e vai de encontro a vontade do Pai, e decididamente não quer acolher a luz. Muitas pessoas por não conhecerem a Palavra, não vivem totalmente na luz ou totalmente na escuridão, porém quando passam a conhecer o Evangelho, transformam suas vidas, buscam sempre viver na luz de Cristo.

        A Luz que devemos seguir, para sairmos das trevas, é Jesus. Ele é o caminho que nos conduz a vida, a salvação. Abandonando esse caminho, certamente caminharemos para morte. Mesmo assim, Jesus nos deixa livre para escolhermos entre a luz e as trevas, a vida e a morte, entre a condenação e a salvação. Escolhamos a luz de Cristo, é por ela que devemos caminhar. Acolhamos a luz de salvação que Cristo nos oferece. E se algum momento em nossas vidas sentimos dificuldades de perdoar ou aceitar alguém, não podemos por isso nos condenar, achar que estamos caminhamos no sentido inverso. Somos humanos, Deus sabe disso, e esse o momento em que devemos buscar o amadurecimento de nossa fé, e não desistir. Deus nós ama, e pra tudo há seu tempo, inclusive para o perdão, nós precisamos em algum momento de nossas vidas de tempo pra refletir. Eu, você, todos somos e devemos ser luz, deixemos a luz de Cristo entrar em nossos corações.

 

Oração:
"Espírito de luz, não me deixes caminhar nas trevas, e sim, na luz que dá vida - Jesus."


Um abraço a todos.

 

Mª Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário