Pesquisar neste blog

segunda-feira, 22 de março de 2010

O Pai se manifesta no Filho (Jo 5,17-30) (17/03/2010)

        Após Jesus ter curado o paralítico, os judeus perseguem Jesus, queriam matá-lo, por Ele não observar a Lei e suas restrições sobre o trabalho no sábado, fazer curas no sábado não era permitido. E Jesus responde: "Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho." ( v.17). Com essa declaração de Jesus, os judeus não mediram esforços para matar Jesus. O trabalho a que Jesus se refere é dar continuidade a obra do Pai, que é promover a vida, libertar os oprimidos,  curar os doentes. E quando Jesus diz: "Quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna... passou da morte para a vida..." e alerta seus discípulos assumirão sua obra, sua missão, assim como nós também devemos assumir, a partir de nossa conversão, a obra de amor de Deus, que dever ser um serviço continuo, que não para nunca. Que nos faz estar em comunhão com os irmãos, e com o Pai.

        Deus se homem em seu Filho Jesus, e assim se fazendo humano permaneceu entre os homens. Os chefes da Lei não aceitavam que um homem comum se dissesse tão próximo de Deus, se declarasse o Filho de Deus, o próprio Deus. Então, acreditavam que cada vez mais encontravam motivos para matá-lo. Jesus passou a ser mais ainda uma grande ameaça ao poder, ao status dos chefes religiosos. Isso porque Jesus agia com o amor do Pai, para que todos tivessem vida.

        Não fazemos nada por nós mesmos, senão pelo Pai em seu Filho Jesus. Como seguidores de Cristo, devemos colocar nossa vida a serviço do próximo, e sempre procurar fazer o bem para sermos salvos, para termos a vida eterna, "aqueles que fizerem o bem ressuscitarão para vida; e aqueles que fizerem o mal, para condenação", (v.29) ou seja, Jesus com sua prática amorosa, nos deixa livre para escolhermos, entre praticar o bem ou o mal, ser contra ou favor Dele e da vida. Mesmo quando acharmos que não temos salvação, Jesus é o único que poderá nos salvar, Ele é "o justo para os injustos, para levar-nos a Deus" (1Pe 3, 18), aquele que deu a própria vida, para que nós saíssemos da morte para vida.

 

Oração
 "Senhor Jesus, faze-me compreender que tua união com o Pai prepara o caminho para que também eu viva em comunhão com ele. Leva-me a contemplar a paixão de Jesus como o gesto supremo de sua comunhão com o Pai, o qual sempre lhe revelava o modo mais conveniente de agir".

 

Um abraço a todos

 

Mª Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário