Pesquisar neste blog

quarta-feira, 24 de março de 2010

Por qual dessas obras me apedrejais? (Jo 10,31-42) (26/03/2010)

        Os judeus enfurecidos com Jesus pegaram pedras para apedrejá-lo, não pelos seus milagres, mas por que consideravam uma blasfêmia, Jesus afirmar que era Deus. A maioria das pessoas acreditava que Jesus era Deus. Porém muita gente o seguia por pura curiosidade, por causa dos milagres, para ficar curados, ou porque ficaram curados, e ainda para ouvir suas palavras de vida eterna.  Mais os judeus, especialmente os fariseus e doutores da Lei, embora lá no fundo percebessem que Jesus era especial, o que os incomodava mesmo era a concorrência. Até então, eles eram os manda-chuva, e não tinha para ninguém. Eles faziam as leis e ainda puniam a quem não a seguisse. Apresentavam-se como os puros, os santos, os poderosos. Aí chega um Galileu fazendo milagres, descumprindo o repouso do sábado de propósito, criticando a elite dominante, fariseus e doutores principalmente, e ainda por cima se apresentando como Deus.

        Prezados irmãos. No mundo de hoje existem muitos que não acreditam em Jesus, em Deus e nos seus mistérios de fé. Há muitos que duvidam dos poderes dados aos sacerdotes pelo próprio Jesus. Muitos que ignoram a Igreja e seguem o seu caminho que às vezes parece  uma rota de sangue.  Muitos que agem assim, não têm culpa porque, ou já nasceram  num ambiente que os propiciaram a isso, ou foram levados a essa vida pela convivência social local, ou, o pior, pela falta de um trabalho de evangelização eficiente que atingisse um maior número de pessoas, e que o levassem a conhecer Jesus e seu Plano de amor.

        Porque, na verdade, o número de pessoas realmente más, é bem menor do que nos parece. Repare em uma sala de aula, que é um corte transversal da sociedade. O que acontece? Os alunos problemáticos são poucos. Em outras palavras, o número dos bagunceiros, salvo exceções, é bem menor que o número dos alunos normais e excelentes. Acontece que pelo barulho que a minoria desajustada faz, nos dá a impressão que a maioria ou mesmo toda aquela classe é terrível!

        Na sociedade é a mesma coisa. Os bons e os normais são maioria. Muito embora, pelo barulho que a minoria faz, temos a impressão de que todos são maus.

        E qual a solução para essa dura realidade? Amofinar-nos,  nos amedrontar, nos encolher e apenas rezar pela conversão dos pecadores e mais nada? Não. Não somente rezar. Mais nos engajar com coragem e confiança em um projeto de evangelização de âmbito mundial de preferência, usando os recursos da tecnologia, como é o caso da internet, ou nos apresentando à nossa Igreja para nos preparar e nos integrar-nos ao trabalho de catequese local. Se mais gente fizer isso, com certeza esse mundo mudará. Agora se nos acovardarmos e se nos recolhermos em nossos aposentos com medo de ir a luta, o mundo tende a piorar. E aí? Vamos começar? O difícil é só o primeiro passo. O resto, o Espírito de Deus fará. Pode crer.

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário