Pesquisar neste blog

terça-feira, 9 de março de 2010

Somos a vinha do Senhor! (Mt 21,33-43.45-46) (05/03/10)

        No evangelho, de hoje Jesus se dirige aos chefes dos sacerdotes e aos anciãos do povo. A parábola da vinha é tão clara que eles entenderam que Jesus falava deles e pensaram em prendê-lo, mas ficaram com medo das multidões, que tinham em Jesus um profeta.

        Assim como o proprietário deixou a vinha aos cuidados dos vinhateiros e dela tomaram posse, assim agiram os chefes religiosos com o povo Deus, explorando, discriminando, oprimindo a todos para satisfazer as suas vaidades, o seus desejo de domínio e poder. Muitos profetas foram enviados na tentativa de resgatar, de aliviar o sofrimento do povo, mas não foram ouvidos, foram rejeitados e mortos. O Filho do Dono foi enviado, mas Ele era uma ameaça ao poder deles, e essa ameaça tinha que ser eliminada e por eles foi rejeitado e assassinado.

        Hoje, somos nós os encarregados de cuidar da vinha de Deus. Será que estamos cuidando bem da vinha que nos foi confiada? Estamos produzindo frutos? Ou estamos oprimindo, explorando, sendo injustos, traindo a confiança de quem deveríamos proteger e cuidar? Deus nos chama, e pede para nos convertermos, senão como poderemos fazer parte do Reino de Deus? Como colaboradores da missão de Jesus, recebemos de Deus talentos para produzirmos os frutos da justiça, da partilha, da fraternidade, do amor, da honestidade, nos libertando de nossas vaidades, ambições e orgulho. Se não produzirmos frutos de bondade, nossos talentos nos serão tomados e entregues a outros. Por nossos pecados, pela nossa falta de conversão, caminhamos em sentido contrário ao do Pai, mas Jesus veio para abrir nossos olhos e ouvidos com seus ensinamentos, com seu amor, com sua vida, e por Ele podemos, se assim quisermos voltar para o Pai. Jesus é a nossa salvação, e ele veio para que todos tenhamos vida.

 

Oração
Pai, no teu imenso amor, jamais perdes a esperança de ver realizado o teu projeto de salvação. Que eu me deixe tocar por teus apelos e me converta sinceramente para ti. Não permitas jamais que eu me rebele contra o amor do Pai, que quer a minha salvação e espera de mim docilidade a seus apelos de conversão.

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário