Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

Alegrai-vos e não tenhas medo (Mt 28,8-15) (05/04/10)

        As mulheres viram que o sepulcro estava vazio, e o anjo aparece e anuncia que Jesus ressuscitou, tiveram medo, mas alegres correram para dar a notícia aos discípulos. Em seguida Jesus aparece a elas e diz: "Alegrai-vos" (Mt 28, 9). "Não tenhas medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam a Galiléia. " (Mt 28, 10). As mulheres felizes vão dar a boa notícia. Podemos nos perguntar por que as mulheres foram as primeiras a quem Jesus apareceu?  Pedro Crisólogo nos diz que "Essas mulheres, ele as encontrou já maduras na fé; dominando suas fraquezas, se apressam para o mistério, procurando o Senhor com todo o ardor da fé. Por isso, mereceram que ele fosse ao encontro delas com essa saudação: Alegrai-vos! ... Elas se abrem à fé''. " Cristo ressuscitado só se revela a quem é aberto ao amor e à fé. As mulheres buscam a Jesus porque o amaram  e o amam. A revelação é graça, vem por pura iniciativa do Senhor (cf. Missal Cotidiano da Paulus, p. 335). Enquanto isso os guardas comunicam aos sumos sacerdotes o que aconteceu.

        E em uma tentativa desesperada de evitar que a noticia se espalhasse, os sumos sacerdotes dão muito dinheiro aos soldados, para que digam a todos que os discípulos haviam roubado o corpo de Jesus, à noite enquanto eles dormiam. Assim, foi feito. Mas de nada adiantou, com a ressurreição de Jesus, os discípulos se alegram e perdem o medo, e a notícia se espalhou, se encontrariam com o Cristo ressuscitado, no local por ele indicado as mulheres.

 

Povo também acreditou na ressurreição de Cristo, e mesmo proibidos pelos romanos de falar na ressurreição, de anunciar a boa nova, os discípulos não desistiram, e o cristianismo se espalhou por toda parte, pelo mundo. Os discípulos se transformaram e transformaram o mundo e não tinham mais o que temer, Jesus estava vivo. Pedro que negou Jesus por três vezes, esse ninguém mais conseguia calar, e em Jerusalém ele disse as autoridades: "Os irmãos de Jesus, que antes não acreditavam nEle (João 7:5), após a ressurreição, tornaram-se Seus discípulos." Os discípulos de Jesus preferiram a morte, a negar sua ressurreição, negar que Jesus é o filho de Deus que ressuscitou dos mortos, e vivo está. E a exemplo dos discípulos, muitos de nossos santos e santas, foram martirizados por não negarem sua fé em Cristo ressuscitado.

        Alegremo-nos, o nosso salvador Jesus Cristo ressuscitou, está vivo, não temos o que temer. Sejamos seus discípulos-missionários, e com coragem anunciemos sua boa nova.

 

         Atos 1:14 - "Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos".   

 

Oração

"Pai, faze-me compreender que a ressurreição de Jesus é obra do teu amor por Ele e por toda a humanidade."

 

Um abraço a todos e Feliz Páscoa.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Um comentário:

  1. Olá, adorei seus textos seu blog está de parabéns, estou procurando parceiros para divulgação e acho que seu blog partilha dos mesmos temas que o meu, quando puder me faça uma visita www.senhorpensador.blogspot.com e caso tenha interesse há um banner de divulgação do meu blog na pagina inicial, é só copiar o código fonte e assim divulgamos nossos blogs mutuamente. Grande abraço!

    ResponderExcluir