Pesquisar neste blog

terça-feira, 20 de abril de 2010

Jesus, o pão da vida eterna (Jo 6,30-35) (20/04/2010)

        No evangelho de ontem, Jesus fala à multidão para que busquem o pão da vida eterna, e que acreditem e tenham fé naquele que o Pai enviou. E pedem a Jesus um sinal para que acreditem Nele. E citam seus antepassados que comeram o maná no deserto, "Pão do céu deu-lhes a comer" (Jo 3, 31). E Jesus, diz a eles que não foi Moisés quem alimentou o povo no deserto, mas sim o Pai. Aquele povo queria tão somente saciar sua fome física, e Jesus oferecia o Pão descido do céu, enviado por Deus. E Jesus se revela: "Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim nunca mais terá sede." (Jo 6, 35). Porém, aquele povo estava como seus corações fechados para o novo que Jesus apresentava. Seria mais fácil para eles acreditar em um messias poderoso, guerreiro. Porém, Jesus apresenta a eles uma realidade diferente da esperada por todos, uma realidade que transforma, que é fonte de vida e salvação e que liberta, mas que deverá ser aceita, acolhida.

        Jesus nos convida a participar do banquete da vida, porém sabemos que nem todos estão dispostos a ouvir, e aceitar a vida plena que está em Jesus, em sua mensagem. Essa atitude não é só dos judeus daquele tempo, nos dias de hoje, muitos não aceitam, não se deixam transformar, por esse amor que resgata e dá vida, a vida eterna. Sempre que Jesus passa pela vida de alguém, essa vida é transformada, isso aconteceu com Samaritana, com Herodes e Pilatos, com o ladrão crucificado ao seu lado...  É o amor de Cristo de que nos transforma. E que amor é esse? É o amor que partilha, que dá vida, vida plena para todos, que alimenta e mata nossa sede, é o amor que quando acolhemos, devemos transmitir ao  próximo, e uns para os outros, é impossível sofrer essa transformação, e não sentir o desejo de que o próximo também participe dessa transformação, não dá para ser egoísta.

        Observe que sempre que pedimos em nossas orações algo aqui da terra a Deus, sempre prometemos algo em troca, como se Deus necessitasse de uma recompensa, pela graça que recebemos. É o pão do céu que devemos pedir a Deus em nossas orações, o pão que hoje encontramos na Eucaristia, que é o corpo de Cristo. Por isso que sempre fomos à missa, participar da Eucarística, não voltamos para casa do mesmo jeito, depois de receber o corpo de Cristo, fonte de vida e de amor do Pai por todos nós, voltamos para casa transformados, por sua palavra e seu amor.

 

Oração

Pai, dá-me sensibilidade para perceber que a presença de Jesus, na nossa história, é a grande obra que realizaste: dar-nos a vida eterna.

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário