Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

Jesus se entregou aos homens para fazer a vontade do Pai (Jo 18,1-19,42) (02/04/2010)

        Sexta-feira Santa! Hoje a Igreja, e todos nós celebramos a Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus cristo. Dia de permanecermos em silêncio, em respeito, lembrando a morte de Deus feito homem em seu Filho Jesus, que deu sua vida para nos libertar de nossos pecados. "Tudo está consumado. E, inclinando a cabeça entregou o espírito" (João 18, 29), foram estas a ultimas palavras de Cristo. A profecia foi cumprida, Jesus, o Messias, teve morte de cruz, cumpriu sua missão, a vontade do Pai, e agora vai para junto Dele. E nos deixa a missão, de  levarmos a todos sua mensagem de vida, de amor, paz e libertação. O Papa João Paulo II nos disse: "O grito de Jesus na cruz, amados irmãos e irmãs, não traduz a angústia dum desesperado, mas a oração do Filho que, por amor, oferece a sua vida ao Pai pela salvação de todos. Enquanto se identifica com o nosso pecado, «abandonado» pelo Pai, Ele «abandona-se» nas mãos do Pai. Os seus olhos permanecem fixos no Pai. Só Ele, que vê o Pai e por isso rejubila plenamente, avalia até ao fundo o que significa resistir pelo pecado ao seu amor. A paixão é sofrimento atroz na alma, bem mais intensamente, que no corpo."

        Para todo aquele que crer que Jesus é nosso Salvador, e que por amor se entregou, doou sua vida, sua morte nos leva a refletir muito, sobre muitas coisas. Os personagens do evangelho de hoje são muitos. Quem ainda não chamou alguém de Judas, quando sofreu uma traição de um amigo? Agir como Pilatos é mais fácil ainda, nos omitindo, e aconteça o que acontecer a responsabilidade é de vocês. E o que dizer do povo que domingo passado aclamou Jesus como Rei, e hoje pede sua morte, que Ele seja crucificado. E Jesus? O que dizer de Jesus? Muitos outros poderiam ser citados aqui, façamos com calma a leitura do evangelho de hoje, transportando todos os personagens para nossa vida, guarde essa leitura em seu coração, e observe como esses fatos se repetem diariamente.

        Lembremos hoje, na Paixão de Cristo, dos muitos que como Ele, foram martirizados, que lutaram por pessoas que não tinham seus direitos e sua dignidade respeitados, lutaram contra os poderosos para que a justiça fosse feita.

        Jesus, viveu intensamente sua missão, levou aos pobres, aos excluídos aos marginalizados, sua mensagem de amor, de vida e esperança. Curou os doentes, desmascarou os fariseus, serviu e foi servido, sofreu muito, foi rejeitado e traído. Submisso ao Pai cumpriu sua missão. "Não há maior amor do que dar a vida pelos amigos!" "Agora, ao pé da cruz estão sua mãe, outras mulheres e o discípulo amado, que o cercam com amor. É o amor do Pai que a todos envolve e une. Com Jesus a vida brota no mesmo solo em que semeiam a morte. E o projeto de Deus é que esta vida permaneça eternamente." (Jaldemir Vitório – Jesuíta )

 

Oração:

"Pai, confirma minha condição de discípulo do Reino instaurado por Jesus na história humana, fazendo-me acreditar sempre mais na força da justiça e do amor".

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário