Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

O ressuscitado aparece aos pescadores (Jo 21,1-14) (09/04/2010)

        Esta foi a terceira vez que Jesus, ressuscitado dos mortos, apareceu aos discípulos,  os quais ficaram  com dúvidas se era mesmo O Mestre. Só depois que a rede se encheu de peixes é que eles se convenceram que realmente era O Ressuscitado.

        Isso acontece conosco o tempo todo. Deus está sempre do nosso lado o tempo todo e não o percebemos. Quando muito, sabemos ou lembramos teoricamente às vezes da onipresença do Dele. E o pior, é que pecamos na presença de Deus sem nos tocar que Ele está nos olhando com o fez no Lago Tiberíades para com o s discípulos. Será que precisamos de um milagre como o da pesca milagrosa para perceber que Deus não se afasta de nós?

        Deus está presente em toda parte assim como o ar que envolve a crosta  terrestre que nos envolve, e que sentimos mas não o vemos. Assim como necessitamos do ar para viver, também precisamos de Deus para ter vida em abundância e depois merecer a vida Eterna.

        Outro exemplo da presença de Deus é o seguinte. Se você mora em uma cidade, pode ter certeza que em sua volta existe muita gente conversando, falando e sorrindo. Porém, você não está percebendo nada. Para conseguir isso basta ligar um aparelho de rádio ou de televisão, que terá imagens e os mais variados sons. É claro que este exemplo não é válido para os lugares distantes do alcance das antenas transmissoras, como montanhas e outras áreas isoladas do globo. Mais é importante ressaltar para  sua turma do catecismo, que Deus está presente em todo, mais em todo  lugar. Não só na atmosfera terrestre como o exemplo do vento, mais em todo o Universo, em todo espaço infinito.

        Para perceber as imagens e sons foi preciso ligar ou sintonizar um rádio ou uma televisão.  Para perceber a presença de Deus em nossa volta basta só se ligar, observar, rezar, fechar os olhos e você O sentirá do seu lado. Assim como precisamos de um aparelho de rádio ou de TV para ver e ouvir imagens e sons, o nosso aparelho se chama FÉ. PORQUE SÓ VAMOS ENXERGAR E OUVIR DEUS COM OS OLHOS DA FÉ. Sem ela não é possível essa experiência maravilhosa de perceber a presença de Deus em nossa volta.

 

Conclusão: Diante das dificuldades, muitas vezes temos a tendência de enfraquecer, de voltar à vida de antes, parece que perdemos o rumo e a motivação. Pedro e os demais discípulos desanimaram e quiseram voltar à vida de pescadores de peixes, como muitas vezes queremos voltar à vida da imaturidade na fé. Jesus realiza mais uma vez o milagre da pesca milagrosa, para que os apóstolos se recordem que não são pescadores de peixes. Assim também, ele atua em nossas vidas, para que o Mistério Pascal não seja apenas celebração, mas processo de maturação, a fim de que possamos crescer cada vez mais na fé, e um dia atingir a estatura de Cristo. (CNBB)

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário