Pesquisar neste blog

sábado, 10 de abril de 2010

“A paz esteja com vocês” (Jo 20,19-31) (11/04/2010)

        Hoje, segundo domingo da Páscoa, o evangelho narra mais uma das aparições de Jesus. Ele aparece no local onde os discípulos se reuniam de portas fechadas, estavam com medo dos Judeus. E Jesus entra, e quando está entre eles diz: "A paz esteja convosco", Jesus deseja a todos a paz que vem de Deus, de seu reino. E Mostra aos discípulos suas mãos e o lado, e sua presença alegra os discípulos. "Como meu pai me enviou, também eu vós envio", palavra de coragem e força para que seus discípulos continuem com a missão que Jesus iniciou. Nesta aparição, Jesus soprou sobre os discípulos e disse: "Recebei o Espírito Santo" e deu a eles o dom de perdoar os pecados e reter os pecados, deixando a sua Igreja o poder de perdoar ou não os pecados e o sacramento da penitência, da confissão.

        Porém, nos chama muito a nossa atenção, a atitude de Tomé, que não estava presente quando Jesus apareceu aos discípulos. Não acreditou, quando contaram a ele que tinham visto Jesus, e Tomé disse que só acreditaria se tocasse Jesus com suas mãos. E quando os discípulos se encontravam novamente reunidos, e Tomé agora estava presente, e as portas fechadas, Jesus entra e diz: "A paz esteja convosco". "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos". (Jo 20, 26-27). Tomé reconhece Jesus: "Meu Senhor e meu Deus".

        Hoje, quando queremos dizer que alguém não acredita, que não tem fé, chamamos essa pessoa de Tomé, usamos muito a frase: "Ver para crer". Tomé representa para muitos aqueles que não têm fé. Jesus diz a Tomé: "Bem-aventurados os que creram sem terem visto".  Mas, acredito que Tomé represente também, muitos de nós nos dias de hoje, muitos que ainda esperam por sinais e provas de Cristo. Por outro, a atitude de Tomé é um alerta, para os cristãos que acreditam em tudo, em "milagres", "aparições", em "curas" que algumas Igrejas pregas, e não tem comprovação alguma, portanto é necessário cuidado, é necessário amadurecermos nossa fé. Tomé, como os outros apóstolos é também um modelo para todos nós, ele vive com Cristo, e preferiu morrer a negar sua fé em Cristo. "Bem-aventurados os que creram sem terem visto", estas palavras são para todos nós, para os acreditam, e para os que ainda têm alguma dúvida de que Jesus é o filho de Deus.

 

Oração:

"Ó Deus, nosso Pai, abriste para nós o caminho da vida, com a vitória de teu Filho Jesus sobre a morte. Ajuda-nos a celebrar esse dia muita festa e alegria e dá-nos a graça de sermos homens e mulheres novos, ressuscitados com ele. Amém."

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário