Pesquisar neste blog

sábado, 24 de abril de 2010

Quem come deste Pão viverá para sempre (Jo 6,52-29) (23/04/2010)

        No evangelho de hoje, os judeus questionam o que Jesus vem afirmando durante a semana: "Eu sou o pão vivo descido do céu: quem comer dele nunca morrerá" (Jo 6, 51). Jesus não foi compreendido, e mais uma vez os judeus acham absurdas as afirmações de Jesus.  Jesus falava da Eucaristia, da comunhão a ser estabelecida entre Ele e a comunidade, pelo Pão e o vinho eucarístico, e não ato de comer a carne humana, como eles diziam: "Como é que ele pode dar a sua carne a comer?" Jesus se apresenta como o novo Cordeiro Pascal, e seu sacrifício, seu sangue libertará a todos da escravidão do pecado, mas isso ele não entendiam.

        Assim como os judeus, que estavam fechados aos ensinamentos de Jesus naquela época, muitos ainda hoje não acolhem, ainda rejeitam a sua mensagem, não acreditam e não tem fé na Eucaristia, ainda resistem em conhecer e seguir Jesus. "Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós... Quem come da minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele." ( Jo 6, 53.56)

        Como estou vivendo a Eucaristia?  Participando da Eucaristia, reconhecemos Jesus como nosso salvador, como o caminho que nos conduz ao Pai, a vida eterna, acreditamos e temos fé que ele se transformou em alimento para o nosso espírito, que nos dará força, nos sustentará em nossa caminhada para Reino. Veio-me na lembrança agora uma passagem da carta de São Paulo aos Gálatas que diz: "Vivo, mas já não sou eu que vivo. É Cristo que vive em mim" (Gl 2,20). Viver a Eucaristia é também entregar e oferecer nossa vida, cumprir a vontade do Pai, como fez Jesus. É aceitar Jesus, como nosso salvador, que foi crucificado e que derramou seu sangue para salvação da humanidade, e participar da Ceia Eucaristia, estamos aceitando viver em comunhão, unidos a Ele ao Pai, bem como também estamos nos comprometendo em viver o amor, a partilha, ser solidários com próximo. E somos responsáveis também por levar o Pão da vida, a quem não conhece, é ele que conduzirá a todos a vida eterna, eu acredito que todos queremos e desejamos ser acolhidos pelo Pai em seu Reino.

 

Oração:

Pai, que o corpo e o sangue de teu Filho Jesus sejam alimento para a minha caminhada em busca de ti, de maneira que eu não venha a desfalecer pelo caminho.

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário