Pesquisar neste blog

terça-feira, 6 de abril de 2010

“Se Eu não te lavar, não terás parte Comigo” (Jo 13,1-15) (01/04/2010)

        Em nossa caminhada, chegamos hoje a Quinta-Feira Santa. Dia da Ceia do Senhor. Celebramos também a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio, e iniciamos o Tríduo Pascal, a luta entre a vida e a morte. E com evangelho de hoje vamos reviver o lava-pés. Jesus "derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido".(João 13, 5). Jesus, o mestre e Senhor, lava os pés de seus discípulos, deixando o exemplo de humildade, de serviço, amor e doação ao próximo e submissão à vontade do Pai. Exemplo que Ele deixou para ser seguido por todos nós. "... também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Deixo-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que fiz". (João 13, 15). O Senhor se fez servo. E partir desse gesto, aprendemos também que devemos aceitar nosso próximo como ele é, com seus defeitos e qualidades.

        Além do exemplo de humildade, serviço e doação, o lava-pés significa também que devemos estar preparados para receber o corpo e o sangue de Cristo, com a alma limpa, "Se não te lavar, não terás parte comigo." (João 13, 6). E hoje podemos reviver esse momento indo a Santa Missa. Com fé, devoção, em silêncio, buscando estar em sintonia total com Jesus. E os fatos narrados nos evangelhos dessa semana até o de hoje, todos os envolvidos estão à mesa participando de uma ceia. Hoje também somos convidados a sentar a mesa e participar da ceia com Jesus, e com Ele participar do mistério de sua Paixão, morte e ressurreição. Momento de pedir perdão, agradecer, adorá-lo e ficar em sua companhia vigiando.

        Pela instituição da Eucaristia e do sacerdócio Jesus permanece para sempre conosco, sua presença é real. Rezemos pelos nossos padres, pelo bispo, pelo Papa, rezemos também para que desperte em nossos jovens o desejo de seguir a vocação sacerdotal. O que Madre Tereza de Calcutá disse, resume para nós o que é a vida eucarística: "A hora santa diante da Eucaristia deve nos conduzir até a hora santa diante dos pobres. Nossa Eucaristia é incompleta se não levar-nos ao serviço dos pobres por amor".

 

Oração

 "Pai, ajuda-me a superar os esquemas mundanos que rompem a fraternidade e me reduzem aos esquemas do pecado, impedindo que eu me faça servidor do meu próximo. Senhor, dai-nos um coração humilde, simples e despojado, capaz de amar a todos sem distinção".

 

Um abraço a todos.

 

Elian

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário