Pesquisar neste blog

domingo, 23 de janeiro de 2011

Jesus diz que podemos ser santos (Mt.5,1-12a) (30/01/11)

        Prezados leitores, as leituras deste domingo nos fazem um convite à santidade. Ela é possível, pela graça e bondade de Deus. E para quem acha que é um porcaria no Reino do Céus, Paulo em sua carta aos Coríntios (1,26-31) nos  afirma que somos chamados por Deus. E que Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte. Veja que às vezes na nossa ingenuidade, na nossa maneira de humilde de ser, quantas vezes diante de pessoas que se acham poderosas sejam pelo poder do dinheiro, pela força física, ou pela sua posição social, tais pessoas nos olham de cima para baixo, com um ligeiro sorriso de desprezo mal disfarçado, como se nós diante deles fôssemos uns "fora da realidade", por acreditar e publicar os ensinamentos de Jesus Cristo. E até tecem pequenos comentários quando nos distanciamos, como por exemplo: "Será que o padre é mesmo casto?"

        Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado. Aquele que renunciou à riqueza para se dedicar ao Reino de Deus.

        Aquela humilde professora ou catequista que trabalha no Colégio Católico que não sendo rica em bens materiais, mais rica em sabedoria e virtudes ministra aulas e faz encontros catequéticos com os "filhinhos de papai" do bairro nobre, ela, que por vezes é considerada uma simples pessoa do ponto de vista social, acaba por ser respeitada por aqueles que  no fundo são tementes a Deus.

        Prezados catequistas. Hoje Jesus Cristo nos Jesus nos chama de "bem-aventurados" porque somos pobres, porque passamos algumas necessidades, porque defendemos a justiça e por isso somos às vezes desprezados pelos nossos vizinhos onde moramos, porque usamos de misericórdia para com os mendigos, porque depois dos nossos atritos com as pessoas por causa do seu egoísmo que as levam a cometerem abusos e injustiças, nós as perdoamos e procuramos a reconciliação e trabalhamos pela paz entre as pessoas. E por isso somos criticados por aqueles que defendem a vingança para qualquer ato violento de que quem quer seja. Da mesma forma  somos também criticado por vezes pelo fato de sermos constantes na Igreja. É o papa hóstia, o carola, a beata, o amigo ou amiga do padre, etc. Não liguemos para isso! Pelo contrário, rezemos por tais pessoas. Repetindo as palavras de Jesus na cruz: Pai, perdoai-lhes o que fazem!

        A palavra de Deus que foi proferida por seu Filho no sermão da montanha e chega hoje aos nossos ouvidos, nos acalma e nos conforta, e nos alegra por nos dizer que estamos no caminho certo. O caminho da Casa do Pai. Este é o caminho da penitência, da oração, da meditação, da caridade, da dedicação pelas coisas de Deus, do nosso trabalho pela evangelização ou a serviços das pastorais.

        A palavra de Deus hoje nos convida a fazer parte do grupo dos santos da Igreja.

        Ser santo é confiar plenamente na proteção de Deus. É ter a certeza de poder contar com o seu infinito poder, pois somos totalmente dependentes d'Ele.

        Ser santo é escutar Deus a todo instante, em tudo que acontece nas mínimas coisas do dia a dia.

        Ser santo é ver Deus no sorriso de uma criança, na chuva que cai no barulho das ondas, no vento que balança a folha da palmeira, no canto dos pássaros, no por do sol...

        Ser santo é não se esquecer do irmão, e ajudá-lo em suas necessidades. O Santo sabe que recebemos tudo de Deus, a voz, a saúde, a beleza, a energia, e todos os talentos ou qualidades especiais que possuímos. Então porque cobramos do irmão quando vamos usar alguns destes talentos par dar-lhe uma força, uma ajuda?

        Ser santo é viver nesta vida apesar dos percalços, dos desastres, da violência, como se já estivesse vivendo na vida eterna. Estamos falando do antegozo da vida Eterna.

        Ser Santo é trabalhar diariamente para construir um mundo melhor, mais fraterno, menos violento, mais justo, cheio de misericórdia, compreensão, tolerância, amor, perdão.

        Ser Santo é levar ou tentar levar Deus aos irmãos, seja pela catequese, seja pelo exemplo.

        Ser santo é reconhecer suas limitações, e procurar diariamente o perdão e a força de Deus, para conseguir a cada instante viver na presença desse Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Sal

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário