Pesquisar neste blog

quarta-feira, 30 de março de 2011

Amar a Deus e ao próximo (Mc 12,28b-34) (01/04/11)

        "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo!"

        Os doutores da Lei adicionaram aos Dez Mandamentos, cerca de 600 outros os quais lhes garantiam privilégios que os enriqueciam cada vez mais.

        Jesus resume os Dez Mandamentos e todos os preceitos, em apenas dois mandamentos.  Amar a Deus e ao próximo.

        Amar a Deus de todo o teu coração e de toda a tua alma, significa amar de verdade, com muita fé, sinceridade e dedicação.

        Amar a Deus  de todo o nosso entendimento, é agir de acordo com o que sabemos, a respeito da palavra de Deus explicada por Jesus Cristo. Exemplo. Se eu aprendi que é pecado maltratar o meu irmão, então em não vou fazer isto, pois estou sabendo que é pecado. Por outro lado imaginemos que alguém não soubesse que é pecado cobiçar a riqueza do próximo. Ele fez isso, então sua falta seria atenuada.    

        Amar a Deus com toda a tua força significa que o jovem ou adulto em pleno vigor físico e mental, tem muito mais condições de servir a Deus do que um idoso, gasto pelo tempo. Então, enquanto é tempo, enquanto temos forças e estamos lúcidos, façamos tudo o que pudermos pela causa do Reino, e pelo próximo.

        Amar o próximo como a ti mesmo, isso foi explicado pelo próprio Jesus em outra oportunidade. É fazer ou desejar ao próximo exatamente o que desejamos e fazemos para nós mesmos.   

        Jesus no Evangelho de hoje deixa bem claro o que em outra fala disse: "Quero caridade e não sacrifício." Hoje Jesus afirma que "amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios".

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



4 comentários:

  1. exatamente correto é o amor, o amor constroi familias, constroi alegria e prazer de viver.
    o amor constroi vida e satisfação naquilo que fazemos o amor é o mel que adoça a vida das abelhas e através do mel élas constroi as suas comeias e geram e multiplicam-se as suas gerações com o necta fornecido pela florada das flores, cujo nectar servindo de materia prima para produzirem a excencia do prazer que estimula ao sentimento de uma vida alimentada pelo amor;

    ResponderExcluir
  2. o amor é puro e não falha, nele esta as quinzes razoes de amar;
    ele nunca falha, o amor não é invejoso, não suspeita mal, não ensoberbece, não e interesseiro,
    o amor não é indecente não é orgulhoso o amor é sofredor tudo acredita tudo espera tudo suporta.

    ResponderExcluir
  3. o amor é maior do a fé e maior do que a esperança porque sem ele eu não consigo ter fé e nem esperança.
    o amor é o principal protagonista de qualquer narração.
    o amor é o principio de qualquer relação sentimental
    o amor é como a agua, sem ela os povos morrem assim é o amor.
    o amor me uniu a uma pessoa estranha e com ela eu gerei meus filhos e descobri uma familia de outra linhagem sanguinea.
    o amor me levou a realizar muitos sonhos e viagens, ele é semelhante ao combustivel de um veiculo que precisa chegar no seu objetivo.
    o amor é a razao de criarmos algo urgente para melhores conectação na vida daqueles que carecem deste fenomeno que ilumina o mundo espiritual proporcionando ao povo melhores satisfação de viver.

    ResponderExcluir