Pesquisar neste blog

domingo, 20 de março de 2011

Não julgueis e não sereis julgados (Lc 6,36-38) (21/03/11)

        Perdoai e sereis perdoados.

        Para que Deus atenda os meus pedidos, eu preciso atender a mão estendida daquele que me pede uma moedinha pelo amor de Deus para comprar um pão. Ou seja, eu preciso ser  misericordioso para que  também o  Pai seja  misericordioso comigo.

        Temos a péssima mania de nos comparar com os outros, na empresa é comum um funcionário mostrar os defeitos dos outros com o intuito de se passar por bom, por competente, leal em fim, por bom funcionário e merecer a promoção do patrão. Isso acontece muito com os chefes, encarregados de seção, que geralmente em seus relatórios, apontam as falhas daqueles principalmente os que eles não se simpatizam.

        "Não julgueis e não sereis julgados".  Muitas vezes o próprio patrão acaba medindo um funcionário que fala mal do outro colega, com a mesma medida com que ele usa. Assim será no dia do julgamento ou juízo final. Seremos julgados com a mesma medida que julgamos as pessoas. 

        E isso pode acontecer não só na empresa, no clube etc. Mais entre os santos. Por causa da concorrência. Ou uma "santa" concorrência. Com o intuito de sermos cada dia mais santos, podemos nos comparar com nossos colegas e ficar observando seu  jeito, sua devoção, só para ver se somos mais santos do que ele.

        Assim age a moça bonita, o estudante "inoxidável", o fazendeiro rico, o locutor, o apresentador de tele-notícias, o jogador, em fim, somos impelidos pela concorrência a nos comparar com os melhores, aparentemente sem maldade, mas no fundo se repararmos, estamos  julgando os nossos irmãos. Eu faço coisa melhor...

        Também diariamente condenamos aqueles que aparecem nos noticiários cometendo crimes.  "não condeneis e não sereis condenados"  .

        Do mesmo modo  temos uma grande dificuldade de perdoar os que nos têm ofendido. Mas gostamos de sermos perdoados por Jesus. "...perdoai, e sereis perdoados.".

        Gostamos muito de receber ajuda quando precisamos. Uma forcinha do amigo quando surge um problema no computador, quando não entendemos o que temos de fazer na nossa seção lá no emprego, etc. Mais dificilmente nos oferecemos para ajudar os nossos irmãos em dificuldades. "Dai e vos será dado.".

        "...porque com a mesma medida com que medirdes os outros,
vós também sereis medidos.
"  É muito bom lembrarmos sempre disso. Das palavras daquele que um dia vai nos julgar. Palavra da Salvação.

 

Sal

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário