Pesquisar neste blog

segunda-feira, 7 de março de 2011

Negar a si mesmo e fazer a vontade do Pai (Lc 9,22-25) (10/03/11)

        O verdadeiro discípulo de Jesus é aquele que vive como o próprio Jesus e faz dele o modelo de sua vida. Jesus nunca viveu para si, mas sempre viveu para o Pai e para os seus irmãos e irmãs, fazendo do seu dia a dia um serviço a Deus e ao próximo. A exemplo de Jesus, nós devemos passar por esse mundo não para buscar a satisfação dos nossos interesses e necessidades, mas para deixar de lado tudo o que nos impede de ir ao encontro de nossos irmãos e irmãs que precisam de nós, da nossa presença e do nosso serviço, e que também nos impede de ir ao encontro do próprio Deus para vivermos com ele a sua vida.

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - todos os direitos reservados

 

        Prezadas irmãs e prezados irmãos. Jesus nos mostra hoje que para seguirmos o projeto do Pai, precisamos negar aos nossos caprichos, nossos desejos e a tudo aquilo que nos afasta de Deus. E para conseguir isso precisamos da força de Deus, porém,  Deus quer a nossa colaboração, a nossa disposição de lutar contra as nossas inclinações, tentações, vícios etc. mas só alcançamos esta meta santa através da oração e da penitência.

        Falar em penitência no mundo de hoje, principalmente para os jovens, parece que estamos nos remontando ao passado medieval, fazendo referência à vida dos monges e santos.

        Irmãos. Conseguimos sim fazer penitência nos dias de hoje. Para os jovens chamaremos não de penitência, mas sim de treinamento ou educação da vontade própria, para poder ter  forças para fazer a vontade do Pai. Poderemos começar a nossa conversa mostrando como os jogadores, soldados e os lutadores de artes marciais se dedicam ao treinamento físico e inclusive treinamento da vontade no que se refere a dieta que precisam fazer para não perder a forma, e antes de uma exibição pública.

        Quando falamos em penitência, ops, treinamento da vontade, logo pensamos  em fazer jejum. Sim. O jejum é o melhor dos treinamentos da vontade, recomendado por Jesus, porém nem sempre podemos ficar sem comer, principalmente os jovens que precisam de nutrientes em fase de crescimento, para ter disposição para os estudos e ou mesmo para o trabalho. Porém, podemos ficar um dia sem almoçar. Podemos atrasar a hora da refeição, atrasar a hora de beber água, atrasar o momento de entrar na piscina naquele domingo de sol e calor abrasivo, entre outras coisas pequenas que podemos nos recusar de fazê-las, ou simplesmente, ficar olhando para ela e esperar mais uns minutos em forma de negação de si mesmo. Pois só os violentos, violentos consigo mesmo, alcançarão a santidade!

        Exemplo. Calor intenso, muita cede, uma melancia geladinha em sua frente. Você permanece olhando para ela com a faca na mão,  e apesar de estar com a boca seca, resiste a vontade de abri-la por mais uns minutos. Faça isso e terás força para vencer aquele vício que tanto o levou a pecar e se afastar de Deus. Mas faça tudo isso e muito mais que sua imaginação inspirada pelo Espírito Santo lhe mostrar ou indicar, mas faça acompanhado de oração, em atitude orante. E não se esqueça de não contar a ninguém o que está fazendo. Não faça como os fariseus, para que não receba a recompensa pelo elogio e admiração das pessoas, mas sim, a recompensa do Pai que vê tudo.     

        E tenha a certeza de que mortificando, digo, treinando a sua vontade desse jeito, você terá a  força que precisa para evitar o pecado e vícios e fazer a vontade do Pai.

        "Todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe."                                           

        Vamos fazer todo esforço para que possamos merecer ser considerados cristãos praticantes, irmão ou irmã de Jesus Cristo. Para isso, é só fazer a vontade do Pai. Ah! Mais como isso é difícil! Não é nada fácil fazer a vontade do Pai, por causa do nosso egoísmo que nos inclina a atender em primeiro lugar as nossas predileções, nossos privilégios, nossas prioridades, nossos caprichos, nossos interesses, em vez de atender aos dos que nos pedem algum tipo de ajuda. Por causa do nosso egoísmo é muito complicado ou difícil atender ao pedido de ajuda do irmão, da irmã que precisa do nosso apoio, da nossa atenção, da nossa mão para se levantar, etc.  Assim, a vontade do Pai, vai de encontro com o nosso egoísmo e com as tentações da carne e de Satanás que a todo instante nos arrasta para longe do plano de Deus, para longe dos ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo, para longe do caminho da casa do Pai.  Que problemão! O que fazer? "Vigiai e orai porque a carne é fraca... vigiai e orai para não cairdes em tentação"   Então, está bom! A sugestão daquele que veio para que tenhamos vida em abundância, é a oração e a penitência, para que tenhamos disposição para a correta ação. Porém a oração desacompanhada de ação fica incompleta. Não adianta pedir a Deus para eu arrumar um emprego se eu não vou à luta, se eu não vou procurar emprego.

 

ORAÇÃO:

Jesus que nos deu o exemplo da necessidade de rezar, de negar a mim mesmo, me ajude a encontrar sempre um meio de me penitenciar, de treinar a minha vontade, ajuda-me a não descuidar da oração, da meditação e do colóquio com Deus, para que eu tenha sempre forças para fazer a vontade do Pai. Amém.

 

Sal.

MAIS OPÇÕES PARA SACIAR SUA SEDE DE DEUS.

http://liturgiadiariacomentada.blogspot.com/

http://homiliadominical.blogspot.com/

http://reflexaoliturgiadiaria.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário